quinta-feira, 18 de julho de 2013

E se?

O que acontece quando a gente toma outras decisões? Às vezes isso me passa pela cabeça. Milhões de perguntas começando com "e se", sabe?
-E se eu tivesse feito outra coisa?
-E se eu tivesse ficado calada?
-E se eu não tivesse atendido aquela ligação?
-E se eu não tivesse deixado as coisas acontecerem?
Acredito que tudo acontece de acordo com as atitudes que tomamos. Mas antes de tomá-las, Deus toma o controle da situação. Ou talvez a questão de ter o livre arbítrio faz a gente escolher coisas que nem sempre estão centradas no propósito de Deus pra nossas vidas. Ou estão. Não sei como funciona o livre arbítrio, na verdade.
De qualquer forma, é engraçado ver o rumo que a vida toma quando escolhemos agir ou não em algumas situações. Talvez um ato pequeno pode influenciar o inteiro de um relacionamento.
Eu vivo isso constantemente. E constantemente vejo que a minha curiosidade me leva a lugares que não são meus. Como eu escolhi mudar de vida, às vezes escolho situações que eu não posso viver. E isso é trágico, muitas vezes até frustrante.
É claro que eu sinto uma vontade louca de deixar toda a minha razão de lado e viver apenas aquilo, que é bom e prazeroso. Mas depois lembro que pode mesmo valer a pena ser racional e esperar.
Digo isso no geral da minha vida.
Esse anseio humano é normal e às vezes um desastre. Porque nem sempre pensamos bem quando estamos neste estado psicológico. Apenas queremos cessar aquilo, aliviar.
E talvez esse alívio do momento seja inesquecível, cheio de dramas e arrependimentos.
Ou não, pode ser também uma forma de ver as coisas de outro jeito.
Tudo é experiência, disto eu tenho certeza.
Mas não tenho certeza das minhas próximas escolhas.
As perguntas sempre vêm na cabeça e eu sei que essas atitudes podem mudar o rumo inteiro da minha vida, tanto espiritual quanto física.
Esperar é complicado. Crescer é um desafio. Amar, um perigo.