domingo, 15 de maio de 2011

Escrever redações

sempre foi um grande desafio. Eu sempre gostei muito de criar textos e poemas, inventar histórias e descobrir novas palavras. Ultimamente está sendo mais interessante pois, além de estar estudando pro vestibular, eu estou quebrando alguns limites que sempre costumei ter no decorrer das minhas redações passadas. Hoje escrevi uma, antes de ontem escrevi outra... E assim por diante. Depois que soube que a redação no vestibular é eliminatória, meu pensamento mudou: não mais basta ter um texto esteticamente bem feito. É preciso ser original e saber expor claramente o que for pedido.
Pra você ver como as coisas estão... Antigamente, qualquer pessoa conseguia entrar numa universidade como a UnB. E esse costume  está sendo quebrado hoje. Fiquei sabendo que a maioria dos professores que estão lecionando na Universidade de Brasília querem ser pesquisadores. E para isso precisam ser, antes de tudo, professores de ensino superior. A questão é que a maioria dos alunos não sabe escrever. Ontem, na aula de Artes Plásticas, o Moisés falou algo bastante interessante: boa parte dos alunos do curso superior são analfabetos funcionais (lêem mas não entendem). Ou seja, não adianta você ler de tudo e não abstrair nada.
Isso pode ser ruim para os outros mas para mim é um super aprendizado e crescimento. Não deixa de ser um grande desafio e talvez seja essa a graça de tudo.
Se fosse fácil passar, não teria lá tanta concorrência e determinação...

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